Realmente, se você quiser viver no exterior, o ponto mais importante é fazer amizades, pois sem elas, nos sentimos como uma gota d’água fora do imenso oceano de vida. As amizades foram muitas; amigos brasileiros, franceses, indonésios, marroquinos, americanos, taiwaneses, japoneses, coreanos, etc.; e principalmente amigos panamenhos, que por falarem espanhol (uma língua que se aproxima muito do português), tínhamos uma melhor comunicação.
Da mesma maneira que fui ajudado do Brasil, desde o início, pelo Centro de Línguas de Feng Chia, não foi diferente ao estar ali tão perto, na cidade de Taichung. Ajudaram-me em tudo que foi necessário; esclareceram-me de todas as dúvidas possíveis, me ajudaram em tudo: no curso de mandarim, a abrir conta no banco, com o visto, etc., etc., etc. As pessoas deste Centro de Línguas são sempre muito atenciosas e prestativas, sem falar na eficiência ao realizarem tarefas referentes ao Centro. Caso o estudante não queira ficar no dormitório, que se paga a cada 3 meses, o Centro de Linguas lhe ajudará a encontrar, com maior satisfação, um apartamento para alugar e se acomodar um pouco melhor.
As aulas em Feng Chia, a meu ver, são satisfatárias ao aluno realmente interessado em aprender mandarim. Os professores são também nossos amigos e sempre dispostos a nos ajudar, sanar dúvidas, no que for necessário. Outro ponto interessante de Feng Chia é que a cada termo (três meses), levam-nos para uma viagem em Taiwan, e também a um almoço comunitário, a fim dos estudantes ali presentes se integrarem. Sem contar que estudantes nos níveis um, quatro e nove são convidados a um almoço com o diretor do Centro de Línguas, tendo a oportunidade de opinarem sobre a Universidade.
Falando um pouco de Taiwan, mais precisamente Taichung. É uma cidade já bem capitalizada, mas ainda com muitos de seus costumes tradicionais. A comida é o aspecto que mais se diferencia da cultura ocidental, sendo que você poderá ficar muito surpreso com tudo o que encontrar. A cada dia poderá provar coisas diferentes em diferentes lugares, pois a variedade é grande. Nas proximidades de Feng Chia é onde se encontram as comidas mais baratas, pois à medida que nos distanciamos da Universidade, a comida tende a ser um pouco mais cara.
Em Feng Chia também se encontra um dos mercados noturnos mais famosos de Taiwan (Feng Chia Night Market). Realmente ali se aglomera muita gente, como se fosse um congestionamento de carros onde nem as motos podem passar pelos lados. Neste mercado se encontra uma grande variedade de coisas, seja para comer ou não. Vale à pena dar uma olhada.
As pessoas em Taiwan são muito atenciosas e carismáticas com os estrangeiros, sempre nos deixando a vontade e dispostos a fazer novas amizades. Os ônibus são um pouco complicados no início, mas aos poucos se vai acostumando. Se perder não seré problema, já que existe uma quantidade imensa de táxis na cidade. Mas digo que o mais conveniente é pegar um táxi com 3, 4 pessoas, já que se divide o dinheiro, o que torna mais barato para o bolso no final.
As lojas de conveniências são muitas na cidade, principalmente 7-Eleven, o que torna nossa vida um pouco menos complicada. Em todo lugar você encontra tudo que necessita para viver, assim que não precisa ficar desesperado pensando que irá faltar algo para o diário viver; é tudo muito fácil de encontrar e comprar na cidade de Taichung.
Enfim, este é o resumo de minha experiência, de até agora, cinco meses em Taichung, Taiwan. Existem em minha mente muitas outras coisas em que mencionar, mas creio que o que escrevi já é o suficiente para o leitor ter uma noção da vida em Feng Chia e Taichung, sem que se cansem de ler tantos detalhes.
Sintam-se a vontade em me escrever caso queiram saber mais detalhes:
makesi.pizzo@gmail.com